5034 – É possível ferver a água sem aquecê-la?


Não é só o calor que determina o estado físico das substâncias. A pressão também tem um papel importante. Se ela for muito baixa, um copo d’água vira vapor mesmo a uma temperatura de 25 graus Celsius, pois as moléculas perdem parte da força que as mantém unidas. “Com espaço para se movimentar, elas podem até evaporar”, explica um físico da Universidade Estadual Paulista. Ao nível do mar, é preciso esquentar a água a 100 graus Celsius para fervê-la. Em São Paulo, com altitude média de 690 metros, o ponto de ebulição cai para 98 graus Celsius. A uma altura de, 25 000 metros, três vezes maior do que a do Monte Everest, um copo d’água viraria vapor a 25 graus Celsius. A experiência só é possível em laboratório pois o frio lá em cima é de 70 graus Celsius negativos. Nessa temperatura, em vez de virar gás, a água congela.
1. A 25 graus Celsius, sob a pressão equivalente a 1 atmosfera (nível do mar), as moléculas da água ficam compactadas e ela permanece no estado líquido.
2. Retirando-se o ar do tubo com uma bomba de vácuo, a pressão é reduzida para 0,03 atmosfera. Aí, as moléculas da água desgrudam e ela vira vapor mesmo a 25 graus Celsius.

About these ads