5390 – Quem foi o homem mais alto que já viveu?


O americano Robert Pershing Wadlow, morto em 1940, foi o homem mais alto do mundo de que se tem notícia até hoje. Nascido no Estado de Illinois, em 22 de fevereiro de 1918, ele tinha 2,72 metros quando foi medido pela última vez, poucos dias antes de sua morte, aos 22 anos. Como Robert ainda estava em crescimento, acredita-se que poderia ter atingido 2 centímetros a mais se tivesse vivido por mais um ano. Apesar do tamanho assustador, Robert era uma pessoa dócil e simpática – tanto que ganhou o apelido de “Gigante Gentil”. Quando ganhou fama de homem mais alto do mundo, aos 20 anos, começou a viajar pelos Estados Unidos sob o patrocínio da fábrica de calçados que fornecia sapatos especialmente desenvolvidos para seu gigantesco pé.
A ironia é que provavelmente foram os sapatos a provocar a morte de Robert. Por causa de seu enorme peso, ele sofria de bolhas no calcanhar. Numa de suas constantes viagens, se descuidou dos curativos e acabou tendo uma grave infecção que o levou à morte.

Em contrapartida:
• O menor adulto de que se tem registro foi Gul Mohammed, nascido em Nova Délhi, Índia. Aos 29 anos, media 57 cm de altura quando morreu, aos 36 anos, de ataque cardíaco.

About these ads