4934 – Medicina – O Nervo Ciático


Nervo Ciático

O nervo ciático ou nervo isquiático é o principal nervo dos membros inferiores. Ele controla as articulações do quadril, joelho e tornozelo, e também os músculos posteriores da coxa e os músculos da perna e do pé.
O nervo ciático é o mais longo do corpo humano – liga o hálux à região lombar –, mas a fama não vem de seu comprimento, e sim da dor causada por ele, a ciatalgia, que atinge cerca de 15% da população e pode causar muito desconforto. Como o ciático é responsável pela inervação dos membros inferiores, a dor pode ocorrer em vários lugares; os mais comuns, no entanto, são a região glútea posterior, o dedão do pé e a face lateral da coxa e da perna.
Patologia
A dor causada por compressão ou irritação do nervo ciático por causa de um problema nas costas é chamada de ciática. As causas mais comuns de ciática incluem os problemas na região lombar: hérnia de disco, doença discal degenerativa, estenose espinhal e espondilolistese.
A disfunção de um grupo nervoso, como o nervo ciático, é chamada de mononeuropatia. A mononeuropatia indica que o dano ao nervo teve uma causa local, ainda que distúrbios sistêmicos possam, em alguns casos, provocar dano a um nervo isolado (como acontece na mononeurite múltipla). São causas comuns: o trauma direto (freqüentemente devido a uma injeção aplicada nas nádegas), uma pressão externa prolongada no nervo e uma pressão no nervo vinda de estruturas corporais próximas. O aprisionamento provoca pressão na porção do nervo que passa por uma estrutura estreita. O dano causa a destruição do revestimento de mielina do nervo ou a destruição de parte da célula nervosa (o axônio). Tal dano retarda ou impede a condução de impulsos através do nervo.
O que é ciática
A ciática é dor na perna devido à irritação do nervo ciático. Essa dor geralmente vai da parte posterior da coxa até a parte posterior da panturrilha, e pode se estender até os quadris e pés. Em adição à dor, pode haver entorpecimento e dificuldade de movimentação e controle da perna.
Embora a ciática seja uma forma de dor relativamente comum, o verdadeiro significado do termo é muitas vezes mal compreendido. Ciática é a série de sintomas, e não o diagnóstico para o que está irritando o nervo e causando dor.
Causas da ciática
A ciática é geralmente causada pela compressão da raiz do nervo na espinha lombar, e bem menos comum pela compressão do próprio nervo ciático. Desta forma, a “verdadeira ciática” é causada pela compressão na raiz do nervo por uma hérnia de disco, engrossando e enlargando e/ou desalinhando a vértebra. A “pseudo-ciática” é causada pela compressão de seções mais periféricas do nervo, geralmente através de tensão de tecido mole no piriforme ou outro músculo relacionado. Hábitos posturais não-saudáveis, como ficar tempo excessivo sentado em cadeira ou dormir em posição fetal, juntamente com alongamento e exercício físico insuficiente das áreas miofasciais relevantes, podem ocasionar problemas vertebrais e no tecido mole associados à ciática. Outras causas da ciática incluem infecções e tumores.

About these ads